Catavento recebe acervo do Museu da Tecnologia de São Paulo
Redação em 04/02/11
Na parte externa estão os equipamentos de grande porte como, por exemplo, a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e a Roda Pelton (com 21 conchas de aço e pesando aproximadamente 22 toneladas, é uma turbina hidráulica construída para funcionar em desníveis de água de 1.000 metros de altura ou mais).
Foto: B. Dias
Outro equipamento em destaque é o avião DC-3 (1936), que foi
utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. Ao final da
guerra, foi adquirido pela VASP e adaptado para a versão civil,
permitindo o transporte de passageiros na ponte área Rio-São Paulo até
1972.
Locomotiva a Vapor Dübs
Foto: B. Dias
As atrações estão totalmente ligadas à história e evolução da cidade
de São Paulo, como a carroça pipa com rodas de ferro, importada da
cidade de Milão (Itália) na década de 1870, era utilizada na limpeza
pública da cidade de São Paulo nas vias de terra, até o início do século
XX.
Avião CD-3
Já os bebedouros de aço fundido, importados da Bélgica em aproximadamente 1903, eram utilizados como reservatório para fornecer água aos animais e localizavam-se em pontos de grande circulação em locais onde não havia disponibilidade de água
Informações e Horarios Museu Catavento
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