
A exposição conta com obras de artistas nacionais e latino-americanos que hoje são referências, tais como Wifredo Lam, Roberto Matta, Jesus Rafael Soto, Leon Ferrari, Fayga Ostrower, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Leonilson, Di Cavalcanti, Lasar Segall, etc, e também traz um núcleo de arte contemporânea, representado em nomes como Tomie Ohtake, Ernesto Neto, Leda Catunda, Nazareth Pacheco, José Spaniol, José Rufino, Siron Franco, Florian Raiss, Artur Lescher e José Roberto Aguillar entre outros.
As visitas virtuais também estão na programação. Os espectadores conhecerão as obras históricas de Guayasamín e Botero, além de projeção de vídeos de atividades na área das artes plásticas, oficinas, palestras e mesas de debates.
O Memorial da América Latina é um complexo arquitetônico de 78 mil m² de área construída. Foi projetado por Oscar Niemeyer e localiza-se no bairro da Barra Funda, em São Paulo (SP). Inaugurado em 18 de março de 1989, o conceito e o projeto cultural foi desenvolvido poelo antropólogo Darcy Ribeiro.
Para quem não conhece, o Memorial da América Latina foi projetado por Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos do Brasil. Tem a forma de uma Mão em cuja palma vemos o mapa da América Latina como que em sangue. Quem chega pela entrada do metrô Barra Funda, no portão 1, encontra logo essa Mão de sete metros de altura, emblema deste continente colonizado brutalmente e até hoje em luta por sua identidade e autonomia cultural, política e sócio-econômica. No pedestal da escultura existe uma frase do Orestes Quércia:
"O sentimento da unidade latino-americana é o limiar de um novo tempo. O esforço da organização para eliminar a opressão dos poderosos e construir um destino maior e mais justo é o compromisso solene de todos nós."
Mas a ideia do Oscar Niemeyer foi:
"Suor, sangue e pobreza marcaram a história desta América Latina tão desarticulada e oprimida. Agora urge reajustá-la num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz."Memorial da América Latina/ Galeria Marta Traba
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Tel. (11) 3823-4600
Entrada franca
- Fontes: Terra Magazine e Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário