Hugo Leonardo de Freitas, proprietário da banca de frutos do mar Rei
do Camarão, no Mercado Municipal de São Paulo, estava cansado de ver
turistas brasileiros e estrangeiros visitando sua loja sem levar nada.
“Eles achavam os peixes bonitos, mas não tinham como comprar e armazenar
produtos tão perecíveis”, diz.
Há dois anos, o empresário teve a ideia de criar uma loja de suvenires para os visitantes do Mercado Municipal. Na Mercapoint, são vendidas lembrancinhas do Brasil, de São Paulo e do próprio Mercadão. Inaugurada em setembro do ano passado, a loja já atendeu americanos, franceses e alemães, além eslovacos, poloneses e angolanos.
O Mercadão faz parte do roteiro de quem visita a cidade. “Sempre vêm grupos por causa de eventos esportivos, como a Fórmula Indy ou, no ano passado, a Copa Mundial de Handebol Feminino”, conta Freitas. De acordo com o proprietário, cada tipo de suvenir é procurado por uma categoria de visitante: “Estrangeiros querem coisas com a bandeira do Brasil, enquanto os itens que remetem ao Mercado ou a São Paulo ficam com os paulistanos e turistas de outros Estados”.
Entre os cerca de 500 itens, são vendidos chaveiros, canetas, copos e pratos. As camisetas (R$ 38,00) são as campeãs de vendas. Para os estrangeiros, a maior atração é o aromatizador de ambientes com essência de caipirinha. “Eles experimentam o drinque e querem levar o cheirinho para casa”, diz Freitas. O sachê líquido de 250 ml sai por R$ 25,00.
Não é só o Mercado Municipal que tem loja de suvenires: outros pontos turísticos da cidade vendem lembranças aos visitantes. A Pinacoteca do Estado, por exemplo, tem uma loja de lembranças do museu. Além de catálogos de exposições e livros dedicados à história da arte, a lojinha vende uma linha institucional de 30 itens com a marca da Pinacoteca. São lápis, cadernos de anotação e aventais, todos com o logo do museu ou frases inspiradoras.
De acordo com a assessoria de imprensa da Pinacoteca, o público consumidor é variado, mas constituído principalmente por paulistanos e visitantes de outros Estados do Brasil. Para estas pessoas, existe uma linha de cartões postais estampados com obras do acervo. Vendidos por R$ 2,00, eles estão entre os produtos mais vendidos da loja.
Além dos museus, dá para comprar lembrancinhas de São Paulo na loja Sampa in Stampa. A marca, criada em dezembro de 2007 pela paulistana Anneliese Lukine Martins, já tem 150 itens relacionados à metrópole. “Sou apaixonada por São Paulo e achava incrível não existirem suvenires da cidade por aí”, conta Anneliese. Entre os clientes do quiosque da loja no Shopping Center 3, a maioria é de paulistanos. “Ao ver a loja, as pessoas comentam que têm produtos de várias cidades estrangeiras, mas não do local em que vivem”.
Serviço:
Mercapoint
R. Cantareira, 306, Mercado Municipal. Rua M, loja 42. 3227-7072
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pça. da Luz, 2, Luz, 3224-1000
SampainStampa
Av. Paulista, 2.064, Shopping Center 3, Piso Augusta, loja QA01
(Com colaboração de Míriam Castro)
Conheça nosso novo Site ;Sampa in Stampa
Fonte
Blog do Estadão Curiocidade
Há dois anos, o empresário teve a ideia de criar uma loja de suvenires para os visitantes do Mercado Municipal. Na Mercapoint, são vendidas lembrancinhas do Brasil, de São Paulo e do próprio Mercadão. Inaugurada em setembro do ano passado, a loja já atendeu americanos, franceses e alemães, além eslovacos, poloneses e angolanos.
O Mercadão faz parte do roteiro de quem visita a cidade. “Sempre vêm grupos por causa de eventos esportivos, como a Fórmula Indy ou, no ano passado, a Copa Mundial de Handebol Feminino”, conta Freitas. De acordo com o proprietário, cada tipo de suvenir é procurado por uma categoria de visitante: “Estrangeiros querem coisas com a bandeira do Brasil, enquanto os itens que remetem ao Mercado ou a São Paulo ficam com os paulistanos e turistas de outros Estados”.
Entre os cerca de 500 itens, são vendidos chaveiros, canetas, copos e pratos. As camisetas (R$ 38,00) são as campeãs de vendas. Para os estrangeiros, a maior atração é o aromatizador de ambientes com essência de caipirinha. “Eles experimentam o drinque e querem levar o cheirinho para casa”, diz Freitas. O sachê líquido de 250 ml sai por R$ 25,00.
Não é só o Mercado Municipal que tem loja de suvenires: outros pontos turísticos da cidade vendem lembranças aos visitantes. A Pinacoteca do Estado, por exemplo, tem uma loja de lembranças do museu. Além de catálogos de exposições e livros dedicados à história da arte, a lojinha vende uma linha institucional de 30 itens com a marca da Pinacoteca. São lápis, cadernos de anotação e aventais, todos com o logo do museu ou frases inspiradoras.
De acordo com a assessoria de imprensa da Pinacoteca, o público consumidor é variado, mas constituído principalmente por paulistanos e visitantes de outros Estados do Brasil. Para estas pessoas, existe uma linha de cartões postais estampados com obras do acervo. Vendidos por R$ 2,00, eles estão entre os produtos mais vendidos da loja.
Além dos museus, dá para comprar lembrancinhas de São Paulo na loja Sampa in Stampa. A marca, criada em dezembro de 2007 pela paulistana Anneliese Lukine Martins, já tem 150 itens relacionados à metrópole. “Sou apaixonada por São Paulo e achava incrível não existirem suvenires da cidade por aí”, conta Anneliese. Entre os clientes do quiosque da loja no Shopping Center 3, a maioria é de paulistanos. “Ao ver a loja, as pessoas comentam que têm produtos de várias cidades estrangeiras, mas não do local em que vivem”.
Serviço:
Mercapoint
R. Cantareira, 306, Mercado Municipal. Rua M, loja 42. 3227-7072
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pça. da Luz, 2, Luz, 3224-1000
SampainStampa
Av. Paulista, 2.064, Shopping Center 3, Piso Augusta, loja QA01
(Com colaboração de Míriam Castro)
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Fonte
Blog do Estadão Curiocidade
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